Como facilitar a transição do seu filho da sonda para a alimentação oral:
A transição da alimentação por sonda para a alimentação oral é um desafio, mas é possível. Entenda como você pode facilitar esse processo e ajudar seu filho a passar por esse processo de maneira mais fácil e segura.
Por que algumas crianças usam sonda de alimentação?
Algumas crianças necessitam de uma sonda de alimentação porque não conseguem comer ou se alimentar de maneira segura, como são os casos de crianças com disfagia. Em outras situações, como no caso de seletividade alimentar severa, a sonda se torna uma alternativa para garantir a ingestão adequada de calorias e nutrientes.
Inicialmente, muitas crianças utilizam uma sonda nasogástrica (NG), que vai do nariz até o estômago, permitindo a administração de fórmulas, leite materno e alimentos líquidos finos. Contudo, o uso prolongado dessa sonda pode levar a complicações, como aversão oral. Quando a necessidade de alimentação por sonda se estende, um procedimento para inserir uma sonda de gastrostomia é realizado, oferecendo um acesso direto ao estômago, mais fácil de gerenciar e removível cirurgicamente.
Preparando-se para o Desmame da Sonda
Como fonoaudióloga, já atendi muitas crianças em uso de alimentação por sonda e afirmo que o preparo para o desmame deve começar assim que a sonda for indicada.
Portanto, para facilitar a transição do seu filho da sonda para a alimentação esteja preparado desde o início, isso tornará a transição para via oral mais tranquila.
Para isso trabalhe com uma equipe multidisciplinar, para garantir que seu filho possa começar a engolir com segurança e prazer desde as primeiras tentativas. Ainda que a alimentação oral não possa iniciar imediatamente, há técnicas importantes que você pode adotar para preparar seu filho.
Estratégias para Facilitar a Transição
1. Brincadeira Oral
Crianças que usam sonda de alimentação frequentemente desenvolvem aversões orais devido à falta de estímulos orais ou memórias negativas de procedimentos médicos. Portanto a dessensibilização oral é crucial e deve ser gradual, respeitando os sinais da criança. Utilize mordedores, escovas de dente, brinquedos seguros ou utensílios de plástico/silicone para criar novas memórias positivas e assim, a sensação de segurança na boca da criança.
2. Brincadeira com Texturas
Crianças com sonda de alimentação podem apresentar sensibilidade a texturas devido a internações hospitalares ou complicações médicas. Logo, para melhorar a tolerância a diferentes texturas, reserve tempo diário para brincar com ela, leve-a à praia, brinque na areia e grama, isso ajudará na aceitação de texturas alimentares no futuro.
3. Experimentar Sabores
Se liberado pelo fonoaudiólogo, introduza estímulos gustativos de forma positiva e gradual. Comece com sabores neutros, lembrando que esta pode ser a primeira experiência do seu filho com alimentos após um longo período.
4. Ajuste de Tempo
Sincronize a alimentação oral com a alimentação por sonda para ajudar seu filho a entender a sensação de fome. Crianças com sonda não sentem fome porque o alimento é administrado automaticamente. Ajuste o cronograma da alimentação por sonda com a orientação do médico, reduzindo gradualmente a quantidade de nutrição recebida pela sonda à medida que a ingestão oral aumenta.
A Importância do Fonoaudiólogo
Lembre-se, o papel do fonoaudiólogo é fundamental nesse processo. Esse profissional possui o conhecimento e as técnicas necessárias para avaliar e tratar dificuldades relacionadas à alimentação e sensibilidade oral. O trabalho visa o planejamento de um tratamento personalizado, garantindo que a transição seja segura, eficaz e prazerosa para a criança. O suporte e a orientação desse especialista são essenciais para o sucesso na transição da sonda para a alimentação oral.
A transição da sonda para a alimentação oral é um processo gradual e desafiador, tenha paciência, dedicação e o apoio de profissionais de saúde nos quais você confie.
Para mais informações como essas continue acompanhando nosso Blog – Fonoaudiologia na Mesa ou acesse o meu Instagram: @fonoanakoerich.