Blog

Bem-vindo ao Blog Fonoaudiologia na Mesa! 

Este blog foi criado para explorar e compartilhar a conexão entre a fonoaudiologia e a alimentação infantil. Meu objetivo é fornecer informações acessíveis e baseadas em evidências para pais, cuidadores e profissionais de saúde sobre desenvolvimento infantil, dificuldades alimentares e os tratamentos mais eficazes disponíveis. Esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimento em saúde é um dos meus maiores objetivos com Blog Fonoaudiologia na Mesa.

Eu e os leitores do Blog Fonoaudiologia na Mesa, acreditamos que a alimentação é mais do que apenas comer, é um aspecto crucial do desenvolvimento e bem-estar infantil.

Por isso, te convido a acompanhar nossas postagens para descobrir como a fonoaudiologia pode transformar a alimentação de muitas crianças, promovendo qualidade de vida, segurança e prazer.

Eu me chamo Ana Luiza Koerich, sou de Florianópolis, considero-me uma pessoa de bem com a vida, amo estar na companhia da minha família e sou apaixonada por gastronomia. Desde criança sempre sonhei em ser escritora. Em 2022 lancei meu primeiro livro, um Livro Digital entitulado “Amiguinhos da Floresta”. Este é um projeto que busca trazer visibilidade e representatividade para as crianças com deficiência, pois é um livro de histórias infantis que conta sobre as aventuras de um grupo de cinco crianças com deficiências.

Profissionalmente sou muito realizada enquanto Fonoaudióloga. Sou especialista em disfagia, neurociência clínica e fonoaudiologia hospitalar. Tenho vasta experiência na área alimentar, área que venho estudando desde 2015, e desde de 2019 dedico-me, exclusivamente, ao tratamento de crianças com dificuldades alimentares, como disfagia orofaríngea, distúrbios alimentares pediátricos, seletividade alimentar e disfunções orais.

Acredito que toda família e criança têm o direito de ter o melhor atendimento para suas queixas alimentares. Comer é uma experiência social importante, por isso criei o Blog Fonoaudiologia na Mesa, para compartilhar informações valiosas sobre desenvolvimento infantil, alimentação, dificuldades alimentares e tratamentos.


Campanha paralisia cerebral não é contagiosa, o sorriso é.
  • Distúrbio Alimentar Pediátrico e Deglutição

    Distúrbio Alimentar Pediátrico e Deglutição

    A deglutição, que muitas vezes consideramos algo simples, é, na verdade, uma série extraordinariamente complexa de eventos sensoriais e motores. Portanto, para desenvolver tratamentos eficazes que apoiem crianças com distúrbios alimentares pediátricos (PFD), precisamos compreender as deficiências fisiológicas específicas de cada criança, em vez de depender de abordagens generalizadas.

Pesquisar